Interesses e Atividades

Pesquisadora nas áreas de história e genealogia, com especial interesse em famílias paulistas e açorianas do sul de Minas Gerais, centro-oeste paulista e em famílias de origem italiana, radicadas no Estado de São Paulo.

Trabalhos realizados

1. Levantamento de documentos em cartórios e depoimentos orais para a tese de doutoramento em história: Ruídos da Memória: a presença da mulher fazendeira na expansão da cafeicultura paulista, defendida na USP em dezembro de 1994, pela prof. Marina Maluf, da PUC - SP, editada e lançada em setembro de 1995, pela Editora Siciliano sob o título: “Ruídos da Memória”.

2. Árvore genealógica do ex-Presidente Fernando Collor de Mello, abordando a família Mello, do Estado de Alagoas.

3. Pesquisa genealógica da família Rawet (judeus poloneses), desde 1826, com pesquisas em polonês e cirílico.

4. Pesquisa genealógica da família Amato e colaterais, com pesquisas na Província de Cosenza - Itália.

5. Pesquisa genealógica da família Pedatella, com pesquisas na Itália. pag. 275-278. in: Castro, Fábio G., 1994. Cavalière Professore Francesco Pedatella e sua participação no milagre americano. Rev. ASBRAP. 1:269-281.

6. Pesquisa genealógica da família Rugna, com pesquisas na Província de Cosenza - Itália.

7. Pesquisa genealógica incluída in: Isoldi, Maria Celina Exner Godoy, 1994. Esboço sobre a descendência de Domingos da Rocha e de sua mulher Domingas Ribeiro. Rev. ASBRAP. 1:117-144.

8. Ascendência mineira do Barão de Mogi Guaçú, José Caetano de Lima.

9. Ascendência açoriana das “TRÊS ILHOAS”, desde 1666, pesquisas na Ilha do Faial publicadas no livro: “A FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DAS CARRANCAS E SUA HISTÓRIA”- 1996.

10. Ascendência açoriana e ligação dos três ramos Garcia, de Minas Gerais.

11. Pesquisa genealógica da família Simões, de Minas Gerais, desde 1572, com pesquisas em Portugal, chegando à primeira geração a usar o patronímio, realizada em 1991.

12. Ascendência mineira do tenente Manuel Joaquim Lopes, um dos fundadores de Jaú - SP.

13. Ascendência mineira de Azarias Ferreira Leite, considerado um dos maiores benfeitores de Bauru- SP.

14. Pesquisas em fontes primárias dos séculos XVIII e XIX, para ampliação dos dados da genealogia mineira de Arthur Rezende, enfocando a família Rezende, originária da Ilha da Madeira.

15. Pesquisas em inventários e testamentos nos cartórios de ofício cível de Aiuruoca, Baependi, Boa Esperança, Caldas e Lavras, no Estado de Minas Gerais.

16. Pesquisas em inventários e testamentos dos séculos XVIII e XIX, da Comarca do Rio das Mortes, no Arquivo do Museu Regional de São João del Rei, MG.

17. Pesquisas em cartórios eclesiásticos e civis em cerca de 500 localidades, sendo 350 nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e 150 em Portugal Continental e Insular, Itália e Polonia.

18. Pesquisas históricas na Divisão do Arquivo do Estado (São Paulo, SP) em: listas de população, registro paroquial de terras, negócios eleitorais e oficios diversos das câmaras municipais de diversas cidades paulistas.

19. Pesquisa de diversas famílias sul-mineiras que se transferiram para o centro-oeste do Estado de São Paulo.

20. Pesquisa dos antepassados goianos do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

21. Pesquisa no Arquivo da Rede Ferroviaria Federal, em Bauru, levantando dados sobre a chacina dos índios caingangues, por ocasião da expansão da estrada de ferro noroeste, para o escritor Fernando Morais.

22. Pesquisa genealógica da família do Consul Geral do Brasil em Los Angeles - USA, Jório Salgado Gama Filho.

23. Pesquisas e elaboração do livro sobre a cidade de Carrancas - MG, intitulado “A FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DAS CARRANCAS E SUA HISTÓRIA”, enquadrado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BANCO REAL e prefácio do jornalista, escritor e ex-Secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo, FERNANDO MORAIS. Lançamento: 20 de julho de 1996.

24. Parte da pesquisa genealógica incluída in: Isoldi, Maria Celina Exner Godoy, 1996. A FAMÍLIA MELLO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO. Revista da ASBRAP, n. 2: 267-330.

25. Pesquisa histórica e genealógica da família Faria do norte de Minas Gerais, antepassados do fundador do Banco Real, Dr. Clemente Soares de Faria.

26. Pesquisa genealógica da família Meireles dos Reis, de Guaratinguetá-SP.

27. Pesquisa histórica sobre a fundação de Dourado - SP.

28. Ampliação de vários ramos da Genealogia Paulistana, de Silva Leme.

29. Pesquisa no Arquivo Histórico Hipólito José Pinheiro, em Franca - SP.

30. Complementação, organização e editoração do trabalho póstumo do pesquisador Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, sobre a história da fundação de Caldas - MG, enfocando as questões dos limites entre Minas Gerais e São Paulo, o desbravamento e povoamento da região do Planalto da Pedra Branca, incluindo Poços de Caldas, Andradas, Botelhos e outras. Lançamento: 14 de fevereiro de 1998.

31. Levantamento histórico-genealógico da família Junqueira do sul de Minas Gerais, para o Dr. José Américo Junqueira de Mattos (Ribeirão Preto, SP) para revisão e atualização da genealogia editada por Frederico de Barros Brotero, em 1960.

32. Pesquisa genealógica da famílias de Roberto de Carvalho (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo).

33. Montagem de diversos processos de cidadania italiana, envolvendo localização de documentos no Brasil e Itália.

34. Pesquisa genealógica da família Pereira de Toledo de Paraisópolis-MG, para futura publicação pelo Dr. Benedito Toledo dos Santos (RJ).

35. Pesquisa genealógica da ascendência mineira de Beraldo José de Toledo, um dos fundadores de Jaú-SP.

36. Pesquisa de famílias paulistas radicadas em Itapetininga, Sorocaba e Tatuí - SP.

37. Pesquisa genealógica da ascendência de José Ferreira da Silva, fundador de Descalvado, elucidando o local de nascimento e residência da família Ferreira da Silva em Minas Gerais.

38. Pesquisas de algumas famílias de Espírito Santo do Pinhal-SP, colaborando com Roberto Vasconcellos Martins, na publicação da genealogia das famílias pinhalenses, em comemoração ao sesquicentenário dessa cidade.

39. Pesquisa genealógica de famílias alemãs (Löbbe, Hümmel) e suiça (Wolf), com pesquisas no Brasil e Alemanha, para o Deputado Federal por São Paulo, Antônio Adolpho Löbbe Neto, de São Carlos-SP.

40. Desenvolvimento da descendência de um ramo inédito da família Franco de Minas Gerais, ligado às Três Ilhoas, em co-autoria com Douglas Fazolatto. Lançamento: 20/10/2000

41. Reedição da Genealogia Paulistana (1903-1905), de Luiz Gonzaga da Silva Leme, com atualizações, correções e acréscimos de vários ramos, em CD-Rom. Lançamento: 05 de julho de 2002. Agora em PDF.

42. Publicação da coleção: Povoadores dos Caminhos do Ouro / Genealogia das Minas Gerais - em arquivo eletrônico, com diversos volumes, apresentada em CD-Rom, contendo a origem e descendência dos povoadores portugueses da Capitania de Minas Gerais, a partir do Século XVIII, com enfoque nos moradores das comarcas do Rio das Mortes, Rio Verde e vilas mineiras, então pertencentes ao Bispado de São Paulo. 2004 - 2012.

43. Pesquisa genealógica e histórica e editoração do livro "Rodrigues da Cunha / A saga de uma família" - em parceria com Antonio Ronaldo Rodrigues da Cunha. 2008.

44. Pesquisa genealógica e histórica e editoração do livro "Forte Gente" de Rui Flávio Chúfalo Guião. 2014.

45. Pesquisa histórica e genealógica de ascendentes e descendentes do português Antônio de Brito Peixoto, casado em 1725 em Minas Gerais, publicada no livro "Família Andrade - Antonio de Brito Peixoto - 500 anos de História" - 2016.

46. Lançamento do livro "Bento da Costa Preto - Um paulista nas Minas Gerais" - 2017.

Trabalhos futuros

Publicação dos ascendentes e descendentes da Família Simões do sul de Minas Gerais (Pouso Alegre, Ouro Fino, Paraisópolis, Consolação, Ouros, entre outras) e espalhados pelo Estado de São Paulo (Brotas, Dourado, São Carlos, São Manuel, Ibitinga, Itápolis, Borborena, entre outras).

Publicação dos descendentes de duas filhas de Inácio Franco e de Maria Teresa de Jesus, netas da ilhoa Antonia da Graça : Maria de Assunção Franca, casada com Manuel Alves Pedrosa e Teresa de Jesus, casada com Manuel José de Bem.